A osteoartrite afeta mais comumente a articulação do joelho, seguida pelo quadril e, em seguida, outras articulações, como as pequenas articulações das mãos e da coluna vertebral.
O que causa a osteoartrite?
Anteriormente, pensava-se que a osteoartrite era o resultado do desgaste normal durante a vida de uma pessoa. Mas os pesquisadores agora reconhecem que vários fatores levam ao seu desenvolvimento, incluindo:
- Estar acima do peso por um longo período de tempo.
- Danos por lesão articular, como fratura ou lesão da cartilagem.
- Infecção na articulação ou osso.
- Algumas formas de osteoartrite ocorrem em famílias, especialmente a forma que afeta as articulações dos dedos. No entanto, em geral, a hereditariedade não é a principal razão para a osteoartrite. As causas e mecanismos precisos que levam à osteoartrite ainda são desconhecidos.
Quais são os sintomas da osteoartrite?
A osteoartrite progride lentamente e se desenvolve ao longo de muitos anos. Geralmente é muito leve e nem sempre apresenta muitos sintomas, embora os raios-X possam mostrar alterações nas articulações. Às vezes, no entanto, os sintomas são mais pronunciados e podem incluir qualquer um ou todos os seguintes:
- Dor e rigidez
A dor nas articulações pode aumentar com o uso da articulação. Não indica aumento de danos à articulação.
A rigidez geralmente ocorre quando a articulação está em repouso.
- Inchaço
O inchaço ocorre quando a irritação da membrana sinovial (revestimento da articulação) causa um derramamento de fluido extra nas articulações - assim como seu olho produz lágrimas quando fica irritado. Mas, na articulação, o fluido extra não pode escapar tão facilmente e, portanto, causa inchaço.
Isso ocorre com mais frequência nos joelhos.
- Fraqueza muscular
A articulação pode parecer instável, como se estivesse prestes a ceder.
Como é tratada a osteoartrite?
Os tratamentos para a osteoartrite não podem curar a doença, mas podem ajudar com:
- Reduzindo a dor
Mantendo sua capacidade de trabalhar ou fazer atividades que você goste
Reduzindo a frequência com que suas articulações ficam mais inflamadas e doloridas (erupções) evitando que as alterações articulares piorem.
É provável que seu médico ou fisioterapeuta recomende um tratamento que leve em consideração a gravidade da doença, as articulações afetadas, seus sintomas, outros problemas médicos, sua idade, ocupação e atividades cotidianas.
- Mudanças no seu estilo de vida
A maneira como você gerencia as atividades diárias pode fazer uma grande diferença no impacto da osteoartrite em seu estilo de vida. A maior parte da perda de mobilidade nos estágios iniciais da osteoartrite pode ser revertida com um programa de exercícios e perda de peso, se necessário.
O exercício regular é um dos melhores tratamentos para reduzir a dor e a rigidez, diminuir o uso de medicamentos, melhorar a força muscular, o equilíbrio, o humor e a qualidade de vida.
Se você está acima do peso, uma perda de peso de aproximadamente 10% pode resultar em melhora dos sintomas comparável ao efeito da cirurgia de substituição da articulação.
- Medicamento
O medicamento para a osteoartrite se concentra principalmente no alívio da dor. Normalmente, a abordagem é tentar primeiro os medicamentos mais leves para o alívio da dor, como paracetamol e géis ou sprays, glucosamina com condroitina, e se isso não proporcionar alívio, passe para os medicamentos mais fortes para o alívio da dor, como AINEs ou injeções de ácido hialurônico em alguns casos.
- Terapias complementares ou alternativas
Tratamentos complementares ou alternativos são recomendados no tratamento da osteoartrite, mas não é todo mundo que tem melhora com esses tratamentos. Algumas pessoas podem considerá-los benéficos e apresentarem melhora. Exemplos de terapias incluem: acupuntura, TENS
- Cirurgia
Se as alterações articulares, a dor e a incapacidade forem graves e um programa de tratamento abrangente, incluindo as medidas acima, não estiver ajudando, uma substituição da articulação pode ser necessária.
O Médico fisiatra pode programar o tratamento e a reabilitação da osteoartrite com programa de exercícios, orientação de mudança de estilo de vida, medicamentos e intervenções como bloqueio e injeção intra-articular.