A dorsalgia é a dor nas costas que atinge a região dorsal na coluna, também chamada de torácica, porção abaixo da nuca. Ela pode impactar músculos, articulações, nervos, ossos e inclusive órgãos da região dorsal. Ela divide o grupo de dores nas costas com outros dois tipos: a cervicalgia e a lombalgia.
A dorsalgia é mais comum em pessoas que utilizam muito os braços. Isso ocorre pois a região dorsal inclui a região escapular que contribui para a estabilização da coluna dorsal e dos músculos para o movimento dos braços. Problemas na cervical também contribuem para dorsalgia
A dor na coluna torácica afeta até 35,5% da população por ano, de acordo com uma publicação de 2009 no BMC Musculoskeletal Disorders. A causa mais comum é muscular com sobrecarga dos afazeres do dia-dia.
A dor na região torácica pode começar aguda e se tornar crônica.
Os sintomas mais comuns são dor ao movimento dos braços ou costas, dificuldades em encontrar uma posição sentada ou deitada que não cause dor. Carregar peso nas costas pode piorar a dor. Em caso de dor aguda, pode até sentir falta de ar e dor ao respirar.
A avaliação deve ser feita por um médico fisiatra para determinar as causas que geram dor e organizar o tratamento com ajustes no dia-dia, medicamentos, agulhamento seco ou outras intervenções.
Algumas mudanças podem ser colocadas em prática para ajudar a prevenir e tratar a dorsalgia, são elas: praticar atividade física, parar de fumar, melhor a o modo de fazer as os afazeres do dia-dia, manter uma alimentação saudável e melhorar o sono.