Medicina da dor
Visão geral sobre a especialidade
Quando se fala em dor, as especialidades mais associadas a este sintoma são a ortopedia e a reumatologia, mas o que muitos pacientes ainda não sabem é que existe uma especialidade conhecida como Medicina da Dor. O médico especialista em dor acompanha o paciente desde o diagnóstico e durante o tratamento, principalmente nos casos de dores crônicas.
O objetivo da Medicina da Dor é controlar e reduzir a dor, fazendo com que o paciente seja capaz de ter mais qualidade de vida ao manter sua produtividade e sua funcionalidade para atividades diárias, que costumam ser prejudicadas em casos de doenças que causam dor crônica, como é o caso da artrite reumatoide, por exemplo.
Para isso o médico da dor irá analisar cada caso de maneira individual, direcionando o paciente para o melhor tratamento. Lembrando que os melhores resultados são alcançados quando há uma equipe multidisciplinar cuidando do caso, ou seja, o médico da dor irá atuar junto a profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, fisiatras, entre outros.